10 dicas para melhorar a nota SSI no LinkedIn
- Larissa Cobar
- 14 de fev.
- 4 min de leitura
Atualizado: há 19 horas
O LinkedIn, maior rede profissional do mundo, vem transformando a forma como os brasileiros destacam suas trajetórias e conectam-se a oportunidades. Com mais de 65 milhões de usuários no Brasil, ela é uma ferramenta indispensável para quem busca se destacar no mercado de trabalho.
Se você deseja transformar seu perfil do LinkedIn em um verdadeiro cartão de visitas para sua carreira, compartilhamos aqui insights valiosos sobre como se destacar na maior rede profissional do mundo.
Prepare-se para transformar a sua experiência no LinkedIn com as dicas para LinkedIn que preparamos para você:
O poder da foto de perfil no LinkedIn
A primeira coisa é a foto. Um perfil com foto é 21 vezes mais visualizado do que sem foto. A escolha da imagem deve refletir sua área de atuação. Se trabalha na área criativa, não precisa estar de paletó. Mostre quem você é na sua profissão. Além disso, uma foto de capa relacionada a sua profissão ou empresa torna o perfil mais atrativo.
Evite fotos tiradas há muito tempo, quando seu cabelo era de outra cor ou numa época em que você não usava óculos. Se você mudar sua aparência drasticamente, considere tirar uma foto nova. Não exagere nos filtros (tem que parecer com você pessoalmente, lembra?) e peça para alguém tirar a foto para você: selfies não são a melhor opção.
Título e resumo: palavras-chave importam
O título do perfil deve conter sua profissão e áreas de atuação. No resumo, é hora de brilhar com mais detalhes, usando palavras-chave que o mercado procura. Pense como se fosse uma carta de apresentação. Isso facilita que recrutadores encontrem você nas buscas.
Dentro da plataforma há um mecanismo de buscas para pessoas recrutadoras que vão encontrar palavras e, após isso, encontrar pessoas. Então por exemplo, se um recrutador busca contratar uma jornalista, se pesquiso no LinkedIn o temo jornalista + outra palavra específica (ex: editora) e a partir dessa palavra se encontram pessoas.
Experiência profissional e voluntariado
Na seção de experiências, foque em detalhar os trabalhos mais recentes. Use o formato pirâmide invertida: Mais detalhes no emprego mais recente e menos detalhes nos mais antigos. Não precisa explicar tudo sobre aquele primeiro emprego de 20 anos atrás, mas inclua os cargos e períodos.
O trabalho voluntário também é valorizado, embora não seja obrigatório. Isso mostra engajamento e pode ser um diferencial para algumas empresas.
Poste conteúdos com frequência
Não postar é um erro comum. Publicar com regularidade aumenta em 4x as visualizações de perfil. Fale sobre tendências, eventos do setor, algo que você concluiu no trabalho e que te deixou orgulhoso. Não precisa ser nada super elaborado, mas mostre que está antenado.
O segredo do sucesso no LinkedIn: Vídeos
O formato em vídeo é o que mais cresce na plataforma. Vídeos tem 37% mais engajamento do que outros formatos. Seja para compartilhar insights ou projetos, invista nesse formato para atrair mais atenção.
Quando e o que postar?
Embora existam horários de maior audiência, como no início da manhã ou após o almoço, se o conteúdo é bom, ele vai performar bem. Não foque tanto no momento, mas no que você vai contar.
Para quem está começando: Aposte no conhecimento
Estudantes ou recém formados podem incluir atividades extracurriculares, como projetos de faculdade, eventos ou até liderança em projetos da escola ou do bairro. Isso mostra que você está envolvido e pode ser atualizado com o tempo, conforme a carreira evolui.
Seja criativo nos temas
O LinkedIn não precisa ser apenas sobre temas formais. No trabalho falamos de filmes, livros, eventos e até do amigo secreto. Por que não trazer isso pro LinkedIn? É uma maneira de humanizar o perfil.
Qualidade acima de quantidade
Se você almeja se tornar um Top Voice, o segredo está na consistência e na qualidade. Não é sobre a quantidade de seguidores. É sobre o que você está adicionando à conversa, ajudando as pessoas a ficarem mais informadas ou adquirirem habilidades.
Seja autêntico
A autenticidade é a ferramenta mais valiosa no LinkedIn. Por isso, em tempos de inteligência artificial, é muito importante evitar plágios ou textos que não tenham sido escritos pelo próprio autor.
Você olha para alguns conteúdos e percebe que não são genuínos, não focam nem na pessoa e nem na comunidade, mas em entregar algo por likes. O objetivo da comunidade é informar, compartilhar conteúdo e fazer parte daquilo, de fato. Ao copiar você perde a sua autenticidade e a oportunidade de fazer algo diferente ali dentro.
Use as ferramentas disponíveis
Além de vídeos, estão disponíveis na plataforma cursos online e até cursos de inteligência artificial para ajudar o candidato a ter um perfil “campeão”. Ao produzir conteúdo constante e relevante, o LinkedIn deixa de ser apenas uma rede social e pode se tornar um aliado estratégico para a sua carreira!
Descubra e melhore seu SSI
Muita gente não sabe, mas o Linkedin tem um indicador para medir a sua capacidade de cada usuário de "se vender" na rede: é o Social Selling Index (índice de vendas sociais, em tradução livre); ele pode te ajudar se o seu objetivo é criar relacionamentos profissionais e uma comunidade para chamar de sua, mais do que para se candidatar a vagas.
De 0 a 100, o LinkedIn SSI avalia a sua eficácia na rede baseado em quatro elementos: marca profissional, conexões, engajamento e relacionamentos. Para checar o seu, é só se logar no LinkedIn e clicar na página do indicador.